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Visão Geral

Proposta

O Estudo de Autos desenvolvido pela DP6 investiga os desafios e tendências do mercado das montadoras, focando no período de 2010-2015 no Brasil. As análises foram realizadas por uma equipe multidisciplinar de especialistas de Digital Analytics e Business Intelligence da DP6.

Metodologia

ESTUDO DE CASOS

Partiu-se da premissa de que, para entender a dinâmica desse mercado, é necessário compreender os impactos econômicos no setor e também os desafios individuais das montadoras. Para isso, através de debates foram levantadas séries de questões, tanto abrangentes quanto específicas. Esse levantamento inicial de perguntas sobre os desafios e tendências teve fundamento no estudo de casos da própria DP6 e outros casos do mercado.

PESQUISA E COLETA DE DADOS

Tais questionamentos direcionaram a pesquisa bibliográfica, que envolveu a coleta de dados do setor, além de notícias, artigos e estudos de mercado, tendo em vista traçar um panorama do mercado brasileiro de automóveis. Os dados coletados para as análises realizadas no Estudo de Autos são de diversas instituições de referência, como IPEA e IMD World Competitiveness Center, e de instituições, como Anfavea e Fenabrave. Já os artigos e notícias usados como referência são de consultorias e jornais de grande circulação, como Valor Econômico e Estadão, além de publicações especializadas.

REFLEXÕES E ANÁLISES

Foram identificados os principais highlights, ou seja, informações que mereciam um “foco de luz”. Esses acontecimentos, fenômenos e ideias foram destacados dos demais do conjunto de informações processadas, por terem alguma importância para os negócios analisados e servirem para embasar as análises.

Em seguida, a análise setorial foi conduzida como um processo de decomposição de um conjunto complexo de dados em partes menores, ou seja, separar os elementos que o constituem, para compreender melhor o conjunto. Foram adotadas ferramentas e métodos como a Análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) para avaliar a posição estratégica das montadoras em seu ambiente, Matriz BCG para avaliar a gestão de marcas e portfólio de produtos, e a Matriz Ansoff para identificar oportunidades de crescimento.

CONCLUSÕES E OPORTUNIDADES

Por fim, as conclusões foram consolidadas e documentadas para divulgação do estudo para o mercado. Através da análise cruzada das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, foram identificados fatores chave para sobrevivência durante a crise econômica. Além disso, combinando tais fatores com a análise de oportunidades de crescimento, foi possível encontrar preciosos insights para as montadoras analisadas e para o mercado como um todo.

Sumário Executivo

O mercado de automóveis precisa se adaptar às mudanças no comportamento de consumo, tanto as causadas pela evolução digital quanto as causadas pelos efeitos da crise econômica brasileira de 2015.

Atualmente, a jornada do consumidor de carros quase sempre se inicia através da internet. As concessionárias são cada vez mais vistas apenas como suporte de segundo nível, e os consumidores realizam pesquisas em smartphones e tablets mesmo durante a visita à concessionária. É necessário repensar as estratégias das montadoras para integração de dados de diferentes canais.

O momento exige atenção a estratégias que amenizem os efeitos da crise econômica para as montadoras. Dentre as possibilidades, há medidas mais objetivas, como o foco em menor volume e maior margem, ou o foco em modelos cuja venda é menos dependente de financiamento. Para conquistar todas as vantagens possíveis em um cenário tão desfavorável, também é importante reforçar a preocupação com a satisfação do consumidor em todos os momentos da jornada de compra, bem como o estabelecimento de uma relação de confiança. Isso inclui até mesmo levar em consideração o impacto da crise nas interações com a marca, como na criação de conteúdo para as redes sociais.

Análise Setorial